“SAPIE é o acrónimo de Sistema de Alerta Precoce do Insucesso Escolar. Trata-se de uma ferramenta tecnológica para auxiliar as escolas e outros agentes educativos no cumprimento da sua missão. Surge do princípio lógico de que na educação, tal como na medicina, “a prevenção é mais poderosa que a cura”.
O desafio a que se propõe é o de identificar o risco de insucesso escolar antes que este se concretize, permitindo às escolas e agentes educativos a implementação de medidas de carácter mais preventivo e, acreditamos, mais eficazes e eficientes.
O suporte científico é um dos fatores diferenciadores do SAPIE. Proporciona um suporte objetivo às decisões, muitas vezes apenas baseadas nas perceções individuais dos problemas.
Surge no contexto de mudanças profundas no sector da educação. A via das retenções tem vindo a ser contestada como uma solução para as dificuldades surgidas. Recentemente foi estabelecido como objetivo a redução das retenções para zero nos próximos anos. Como não se pretende que essa redução seja feita de forma artificial e administrativa, será necessário utilizar de forma muito efetiva os recursos disponíveis.
Além de atuar junto das escolas, o SAPIE pode também ser muito relevante para os municípios. Pode não só ser uma importante ferramenta na constituição de observatórios tecnológicos da educação, como também ser um precioso auxiliar na construção dos planos de promoção do sucesso escolar, os PIICIE – Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.
Esta via de intervenção surge na lógica de uma procura de modelos e práticas educativas mais próximas da realidade local, e da importância de promover o envolvimento da própria comunidade no processo educativo.
A descentralização de responsabilidades e recursos financeiros, aliada à ausência de histórico neste sentido, traz, no entanto, um conjunto de novos desafios. Em muitas situações estão a ser criadas e propostas pelas autarquias intervenções às escolas sem o devido processo de articulação, que são frequentemente vistas como uma sobrecarga aos planos de atividades já existentes.
Através do programa “Títulos de Impacto Social”, foi implementado um projeto piloto do SAPIE em 75 agrupamentos de escolas portuguesas, durante 2 anos. O impacto desta implementação está expresso nos relatórios de avaliação de impacto realizados pela Universidade de Coimbra, e pode traduzir-se numa poupança de mais de 5,5 milhões de euros para o Estado, considerando o custo por aluno calculado pelo Tribunal de Contas. Sabemos então que o sistema funciona e como poderá ser operacionalizado.
Novas variáveis estão a ser consideradas, através de parcerias com diversas instituições de ensino superior, relacionadas com fatores como a saúde física e psicológica, tornando o sistema mais robusto e completo, pois o insucesso escolar é um fenómeno multifacetado e complexo.
A mudança para um paradigma preventivo e não remediativo, o recurso ao conhecimento produzido pela ciência e informação, e a promoção do trabalho em rede são valores acrescentados que o SAPIE pode trazer ao trabalho dos diversos atores educativos na promoção o sucesso escolar.”
Escrito por Ricardo Coelho, Gestor do projeto SAPIE