O projeto Viver o Bairro chegará à Escola Básica 2, 3 do Bairro Padre Cruz, em Carnide, no dia 19 de abril. Através de atividades artísticas – desde dramaturgia, escrita, leitura e artes visuais – o projeto promete envolver a comunidade escolar, os moradores e as Associações do Bairro, com o objetivo de despertar os artistas que aqui habitam e de responder, de modo integrado, a problemas sociais identificados.
Viver o Bairro, projeto desenvolvido pela Associação Tempos Brilhantes (ATB), será implementado junto de um universo de 75 crianças, com idades compreendidas entre os 12 e os 13 anos, na Escola Básica 2, 3 do Bairro Padre Cruz, um bairro que integra, desde 2009/2010, o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.
O projeto é financiado pelo Fundo Social Europeu – Projetos Inovadores na Área Social (FSE PI 9.6), em parceira com a Rede DLBC Lisboa, e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Carnide, do Agrupamento de Escolas do Bairro, respetiva Associação de Pais e Encarregados de Educação e ainda da Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz.
Viver o Bairro é um projeto que pretende fomentar a integração dos jovens na comunidade, através da expressão artística nas suas variadas formas, contribuindo para uma maior coesão social e fomentando o espírito de inclusão, integração e valorização da cultura e das dinâmicas locais.
As atividades, destinadas aos alunos do 7.º ano de escolaridade, familiares e professores, pretendem trabalhar as emoções, os sentidos e o corpo artístico, visando abrir horizontes artístico-pedagógicos e mobilizar novas formas de vivenciar o Bairro. Serão dinamizadas pelas professoras e atrizes Iolanda Laranjeiro e Carolina Abrantes (da Academia do Mundo das Artes e da companhia Lua Cheia, Teatro para Todos, respetivamente), a escritora e socióloga Fátima Freitas e a contadora de histórias Sílvia Romero. Estão também planeadas visitas guiadas aos murais do Bairro e a espaços culturais, como a Casa do Coreto de Carnide, a Associação Estórias de se Tirar do Chapéu e a Academia do Mundo das Artes. Desta caminhada artística resultará uma peça final, intitulada ‘Orquestra de Expressões’.
A primeira ação do projeto terá início no dia 19 de abril e decorrerá durante uma semana, tendo como objetivo promover uma primeira abordagem ao mundo artístico. A partir de dia 26 de abril começará uma nova fase do projeto, de Iniciação à Expressão Dramática, coordenada e dinamizada por Carolina Abrantes. Neste módulo, pretende-se trabalhar diferentes áreas do Ser, promovendo-se o autoconhecimento, através do reconhecimento e da identificação das emoções, do desenvolvimento e da melhoria da linguagem, comunicação e criatividade, e da capacidade de sociabilização.
Viver o Bairro é viver a arte enquanto agente de (auto)descoberta, de empoderamento e partilha, conquistas visadas em todo o universo de atuação da ATB.