O SAPIE, Sistema de Alerta Precoce do Insucesso Escolar, é uma ferramenta desenvolvida pela Associação Tempos Brilhantes, em parceria com a Educoach, que foi destacada pela Universidade do Porto como “solução tecnológica com prática inspiradora e um exemplo como agente de mudança na educação em Portugal”, no âmbito do Projeto Europeu H2020 Phereclos. Este reconhecimento permitirá também, no âmbito do Projeto Phereclos, alavancar o processo de internacionalização desta inovadora e pioneira ferramenta e disponibilizá-la em toda a Europa.

Criada com o propósito de combater o insucesso e abandono escolar precoce, esta solução de base tecnológica pretende dar suporte às escolas e a outros agentes educativos, procurando desta forma criar condições que permitam intervir antes que o insucesso aconteça.

Através do apoio do programa “Títulos de Impacto Social”, foi implementado um projeto piloto em 75 agrupamentos de escolas portuguesas e 120 mil alunos, durante 2 anos. O impacto desta implementação piloto está expresso nos relatórios de avaliação de impacto realizados pela Universidade de Coimbra, e evidenciam uma poupança de mais de 5,5 milhões de euros para o Estado, considerando o custo por aluno calculado pelo Tribunal de Contas.

Os autores do estudo da Universidade afirmam que “o SAPIE mostra ter um potencial enorme para se afirmar como uma tecnologia de ponta no combate ao insucesso escolar, em Portugal”. Além disso, acrescentam que a utilização do SAPIE por parte das escolas e instituições permitirá sinalizar os alunos precocemente e redirecioná-los “mais rapidamente das trajetórias off-track para on-track, do que aquelas que utilizam os sistemas de triagem convencionais, pelo facto de ativarem respostas mais precoces e atempadas de prevenção do insucesso escolar”.

O SAPIE foi desenvolvido com base em investigação científica na área da educação, o que é por si só um fator diferenciador à escala global. Esta ferramenta monitoriza os principais indicadores de aproveitamento escolar, assiduidade, comportamento, dados sociodemográficos e saúde, que permitem aos agrupamentos sinalizar o risco, traçar o perfil, registar as intervenções e monitorizar o risco e progresso do percurso escolar dos alunos.

Além de atuar junto das escolas, onde a sua implementação está a ser efetuada a uma escala cada vez mais nacional, também é uma ferramenta muito relevante para os municípios, que têm demonstrado o seu interesse pois verificam que não só a ferramenta constitui um observatório tecnológico da educação, como é também um precioso auxiliar na construção dos planos de promoção do sucesso escolar de cada região.