Num ano particularmente desafiador, em que foi colocada à prova toda a aparente normalidade, a Tempos Brilhantes alcançou importantes resultados no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos de impacto nas comunidades. Em 2020, a Tempos Brilhantes deu início a mais 8 projetos de carácter educativo e social, aumentando para 30 o número de projetos em desenvolvimento. A Tempos Brilhantes está presente em 83 municípios, chegando a 140 agrupamentos de escolas e envolvendo mais de 150.000 crianças e jovens nas suas atividades e projetos. Números estes que demonstram o esforço e empenho diário da rede de mais de 1200 colaboradores.
A Tempos Brilhantes é uma associação sem fins lucrativos, que apoia e desenvolve projetos na área da educação e inovação social, tendo como foco o melhoramento das oportunidades de enriquecimento curricular, educação artística, integração social, apoio familiar e saúde e bem-estar. Na sua vertente social a Tempos Brilhantes promove projetos de cariz inovador e empreendedor no contexto comunitário, direcionados para o desenvolvimento de competências e conhecimentos para o séc. XXI. A visão da associação prende-se aos valores da educação universal, do progresso e inovação social e do enriquecimento colaborativo das comunidades.
Num ano tão divergente novos projetos ganharam forma com o intuito de responder às emergentes necessidades sociais e educativas, é nesta linha que surge a escola on (www.escola-on.pt), uma solução tecnológica, intuitiva e modelar que se adapta às necessidades de cada comunidade educativa, recriando em ambiente virtual a estrutura de uma verdadeira escola. Como solução colaborativa a escola on oferece um espaço totalmente personalizável que não só assegura a autonomia pedagógica de cada agrupamento como aproxima, num sentido de partilha e cooperação, os diferentes intervenientes do universo educativo. Esta solução, lançada em abril de 2020, conquistou o segundo lugar no Prémio da Fundação Manuel António da Mota, atribuído no final do mesmo ano, e que premiou as instituições que se distinguiram no combate à crise pandémica, com o lema “Portugal vence a Covid-19”. Hoje, a escola on está disponível para 87 agrupamentos de escolas e 35 mil utilizadores, continuando a solidificar a sua presença como uma solução de referência para a educação do futuro digital.
Outro dos projetos que assumiu principal relevância neste período de mudança foi o SAPIE – Sistema de Alerta Precoce de Insucesso Escolar (www.sapie.pt). O SAPIE é uma solução de base tecnológica focada
na prevenção do insucesso e abandono escolar precoce. Este sistema utiliza um modelo de análise e sinalização que permite monitorizar diferentes indicadores de risco no contexto escolar. A solução está implementada em mais de 80 agrupamentos de escolas e acompanha o percurso escolar de mais de 120 mil alunos. a par da escola on, o SAPIE será uma das grandes apostas para o ano de 2021, estando a Tempos Brilhantes a trabalhar para internacionalizar o projeto.
O sucesso destas duas soluções tecnológicas foi ainda reforçado pelo destaque das mesmas por arte da Universidade do Porto, no âmbito do projeto europeu Phereclos, que considerou a escola on e o SAPIE verdadeiros agentes de mudança na educação nacional.
Além destas duas soluções tecnológicas, outros projetos relevantes foram implementados e premiados. Deste logo destacamos o projeto Bio Escolas, projeto que pretende promover valores de sustentabilidade e ecologia nas escolas através da integração social de jovens na vida ativa. Este projeto foi premiado na 5a Edição do Prémio Solidário – BPI “La Caixa”, promovido pelo banco BPI e pela Fundação “la Caixa”, estando agora implementado na região da Guarda e Fornos de Algodres.
Também se encontra em fase de implementação e ampliação o projeto Somar Sorrisos, aprovado pelo programa de Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social, projeto que pretende estimular o bem- estar e a felicidade nas escolas, através de atividades de mindfullness, risoterapia e emoções positivas. Para além do Somar Sorrisos, no 4o trimestre de 2020, iniciaram outros dois projetos também aprovados pelo Portugal Inovação Social: a Escola da Cigarra Feliz e o Zing Planet.
A Escola da Cigarra Feliz é um projeto piloto que pretende criar novas dinâmicas lúdico-pedagógicas ao ar livre, através da metodologia de design participativo para tornar o recinto escolar mais atrativo para as crianças e profissionais de educação, bem como para restante comunidade educativa. É um projeto que envolve toda a comunidade e que pretende gerar maior bem-estar e confiança, bem como promover o gosto pela aprendizagem e o sucesso escolar, na EB1/JI do Condado, no Bairro do Condado, na freguesia de Marvila, em Lisboa.
O Zing Planet (www.zingplanet.com) é um projeto que tem como missão ajudar crianças, jovens e famílias a vivenciar e construir experiências de turismo pedagógico e cultural, organizando intercâmbios e atividades de turismo educativo que promovam os territórios na sua dimensão turística, cultural e educativa.
Ainda em 2020, a incubadora de inovação social, Hivework Social, sedeada no Município da Chamusca, foi também apoiada pelo Portugal Inovação Social, no sentido de promover e apoiar o empreendedorismo de base local, integrando indivíduos em situação de desemprego nas comunidades considerando a sua relação com necessidades e dinâmicas locais. A Hivework Social procura ainda criar espaços de apoio técnico e formação especializada que serão dinamizados com diferentes projetos socias de empreendedorismo. Neste momento, a incubadora já tem programados, para 2021, quatro Bootcamps de Empreendedorismo Colaborativo destinados a jovens e desempregados da região de Santarém. Além de vários workshops temáticos que tiveram lugar na Oficina Colaborativa da Incubadora de inovação social, outro projeto de especial relevância nasceu nesta incubadora e está a crescer: o projeto Fui à Tropa.
O projeto Fui à Tropa nasceu do desafio da Brigada Mecanizada do Exército Português para a transformação do fardamento militar descontinuado ou usado em novas peças de artesanato, acessórios, vestuário, calçado, decoração, entre outros, que serão posteriormente produzidos e comercializados com objetivo de apoiar a incubadora no auxílio a jovens e pessoas desempregadas.
Para a concretização deste projeto, no final do ano de 2020, a Tempos Brilhantes juntou-se à Educoach, entidade que dedica a sua atividade à área da educação e inovação social, para a criação do Concurso de Ideias “Fui à Tropa”, no âmbito do projeto EcoDesignLab da Educoach, aprovado pelo Fundo Ambiental, para a criação de novas peças com design, para posterior venda. Os produtos criados no concurso serão comercializados de forma a angariar fundos para o apoio a pessoas em situações de desfavorecimento socioeconómico. O Concurso de Ideias “Fui à Tropa” decorrerá até 31 de janeiro e pretende apoiar o desenvolvimento das três melhores ideias de upcycling têxtil.
Fechámos o ano de 2020 com duas boas notícias: o projeto Viver o Bairro e o projeto Gis Re-Condado serão também apoiados pela DLBC Lisboa. O projeto Viver o Bairro vai permitir que crianças e jovens do Bairro Padre Cruz, em Lisboa, possam desenvolver o seu gosto e competências na área do teatro, da escrita e da expressão corporal no sentido de promover a cultura e a arte na comunidade. O projeto Gis Re-Condado pretende apoiar os moradores do Bairro do Condado, em Marvila, Lisboa, estimulando a inovação social e a economia circular, através da capacitação de pessoas desempregadas para a dinamização de iniciativas geradoras de rendimentos com base na economia circular.
Todos estes projetos marcaram o ano da Tempos Brilhantes, tendo elevado a novos patamares o seu impacto social e educativo, no entanto, um dos pilares da associação é o programa NOVAEC, um novo modelo de aprendizagem para Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF). O modelo que tem como objetivo a educação plena, o bem-estar e a realização das crianças e jovens portugueses, fazendo convergir a multiplicidade da experiência humana com a Cidadania Ativa. Este tem sido o mais ambicioso projeto da Tempos Brilhantes e o seu crescimento será um dos principais focos para o ano que se inicia.
Em 2021, a Tempos Brilhantes pretende continuar a conquistar objetivos e a criar novas iniciativas que não só melhorem a vida em comunidade como produzam um impacto positivo nas áreas da educação, inovação social e empreendedorismo, de forma a construir um futuro mais brilhante para todos.