No âmbito do Projeto Europeu H2020 PHERECLOS, a Universidade do Porto, parceira do Projeto, destaca as soluções tecnológicas escola on e SAPIE como práticas inspiradoras e exemplos de agentes de mudança na educação em Portugal.

O Projeto PHERECLOS procura desenvolver novos ecossistemas educativos em que as escolas assumam um papel central no seio das suas comunidades e dessa forma promovam novas estratégias de abordagem STEAM no desenvolvimento de competências para o século XXI. O Projeto pretende desconstruir fronteiras institucionais entre o espaço escolar e as comunidades, seguindo uma abordagem de Open Schooling na criação de novos percursos educacionais rumo ao ensino superior.

Baseando-se na ideia de capital da ciência e na experiência acumulada ao longo de vários anos pelas Universidades Juniores o projeto pretende estabelecer um total de seis “Clusters Locais de Educação” (LECs – “Local Education Clusters”) que aproximarão as escolas de diferentes intervenientes com relevância para o ecossistema educacional. Os LECs funcionarão como grupos locais de promoção educativa que permitirão o diálogo entre os diferentes atores de forma a estabelecer atividades conjuntas que coabitem as fronteiras da educação formal e não formal. Esta estrutura de aprendizagem procura ainda ter um impacto na qualidade das oportunidades de envolvimento científico no espaço comunitário e educacional.

De forma a envolver os diferentes intervenientes nas dinâmicas socioeducativas o Projeto propõe-se a implementar um ecossistema digital, OpenBadge, que reconhece as instituições parceiras como atores de qualidade, destacando-as como verdadeiros agentes de mudança na educação do seu país. Neste sentido a Universidade do Porto considerou, no panorama nacional, as soluções tecnológicas, escola on e SAPIE, como representantes dessa mesma mudança. Os projetos desenvolvidos pela Tempos Brilhantes, em parceria com a Educoach, foram destacados como soluções inovadoras para o presente e futuro do ensino.

A escola on é uma solução pedagógica, intuitiva e modular que se adapta às necessidades de cada comunidade educativa, recriando em ambiente virtual a estrutura de uma verdadeira escola. Como solução colaborativa a escola on oferece um espaço totalmente personalizável que não só assegura a autonomia pedagógica de cada agrupamento como aproxima, num sentido de partilha e cooperação os diferentes intervenientes do universo educativo.

O SAPIE é uma solução de base tecnológica focada na prevenção do insucesso e abandono escolar precoce. Este sistema utiliza um modelo de análise e sinalização que permite monitorizar diferentes indicadores de risco no contexto escolar. A avaliação destes indicadores contempla um cálculo de incidência de risco, que tem por base os resultados escolares do aluno, nas dimensões de aproveitamento, assiduidade e comportamento, tal como, diferentes indicadores de saúde, associados ao insucesso escolar e, ainda, indicadores sociodemográficos. A solução foi desenvolvida em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, tendo por base um extenso trabalho de investigação científica que fundamenta o seu processo de intervenção preventiva.

O desenvolvimento do projeto PHERECLOS em Portugal será dinamizado pela Universidade do Porto e pela Porto Business School e procurará desenvolver abordagens de ensino não formal nas escolas, através de abordagens STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) aplicadas a um contexto de Empreendedorismo Jovem. As atividades irão decorrer com o apoio de professores e escolas do 3.º ciclo do ensino básico e secundário e pretendem envolver as famílias e a comunidade na partilha de experiências e conhecimento.