O último momento do nosso 2º Atelier de Design Participativo, uma etapa do processo de cocriação que se constitui como uma atividade do projeto da Escola da Cigarra Feliz, teve lugar no passado dia 3 de maio, na Escola Básica do Condado do Agrupamento de Escolas Luís António Verney em Lisboa.

Financiado pelo programa Portugal Inovação Social e pelo investidor social VIC Properties e realizado com a colaboração do ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e ainda pelos parceiros Rés-do-Chão, o projeto Escola da Cigarra Feliz foi dividido em dois momentos.

O primeiro momento desenvolvido no dia 26 de abril, consistiu na reutilização e pintura de paletes e pneus apelando à criatividade, solidariedade e colaboração de todos os presentes, para a construção dos canteiros de uma Horta na Escola.

Já o segundo momento, que contou com a participação das crianças, professoras titulares, os nossos mentores, equipa ISMAT e ainda os parceiros Rés do Chão, deu por concluído, a cocriação da Horta na Escola e a construção do Mural de Sorrisos, um mural idealizado pelas crianças para que possam partilhar com a comunidade notícias e mensagens positivas.

Os canteiros criados no primeiro momento desta ação, foram no dia 3 de maio preenchidos pelas crianças, com terra e plantas, desde suculentas, alecrim, bolbos, aromáticas, batatas e alfaces.

Para além da Horta na Escola, foi trambém construído o Mural dos Sorrisos, criando assim,  uma interface com a comunidade da zona, na entrada exterior da escola, local onde os pais recolhem as suas crianças. Este mural tem como objetivo ser decorado ao longo do tempo, com mensagens e trabalhos que as crianças vão fazendo durante as suas várias atividades.

As nossas equipas da Tempos Brilhantes, do ISMAT, juntamente com os parceiros Associação Rés-Do-Chão e a comunidade educativa, juntaram-se neste que foi um projeto que visa a transformação do pátio escolar da Escola Básica do Condado através de uma metodologia de Design Participativo.

Através deste projeto, pretende-se ainda promover o desenvolvimento de novas estratégias e práticas pedagógicas bem como de competências socioemocionais nas crianças, como a comunicação, criatividade, resolução de problemas, colaboração, autorregulação e adaptabilidade.

Assim, desde o dia 3 de maio, que a Escola Básica do Condado passa a ter um espaço mais adequado à vivência de atividades lúdicas e pedagógicas e de interação e convivência social. Um espaço dinâmico, positivo e atrativo, que servirá para incrementar o gosto pela escola e pela aprendizagem, promover o bem-estar e o brincar nas crianças. Nos próximos meses, terão lugar mais momentos de cocriação para novas intervenções no espaço.

Agradecemos a todos os convidados da comunidade educativa que participaram neste 2º Atelier de Design Participativo do projeto Escola da Cigarra Feliz, ao investidor social VIC Properties, ao ISMAT e Associação Rés-do-Chão, nossos parceiros na organização deste evento, à Junta de Freguesia de Marvila e ao Agrupamento de Escolas Luís António Verney pela confiança e pelo apoio que torna possível a realização deste projeto de inovação social.