O Projeto ZingPlanet promoveu mais um intercambio entre alguns alunos do 9º B da Escola Básica 2-3 de São Vicente, Vila do Bispo e alunos do 9º E da Escola Secundária da Amora, no Seixal.
Nos dias 12 e 13 de julho, os alunos de Vila do Bispo receberam os alunos do Seixal na Escola Básica 2-3 de São Vicente para um almoço delicioso oferecido pela Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo!
Após o almoço, seguiram para uma visita guiada a Sagres e ao Cabo de São Vicente onde o arqueólogo municipal, Ricardo Soares, conseguiu transmitir de forma sucinta e interessante a importância do Cabo, da Vila de Sagres e principalmente do São Vicente e Importância do Santo para a História de Portugal a todas os participantes.
No final do dia os alunos foram presenteados com uma espetacular “Aula Beginner” de Surf da International Surf School Sagres na Praia do Tonel!
Já no segundo dia, o percurso iniciou-se na Praia da Mareta com um workshop de Socorros a Náufragos, cortesia da Autoridade Marítima Nacional (AMN). A tarde foi passada uma vez mais na companhia do Arqueólogo Ricardo Soares numa visita ao Centro de Interpretação de Vila do Bispo, aos Menires da Pedra Escorregadia e Padrão, Pegadas de Dinossauro da Praia da Salema e ainda à Vila Romana da Boca do Rio.
O final deste intercambio foi marcado por um Quizz sobre os conhecimentos adquiridos acerca do património cultural e ambiental do Município de Vila do Bispo, a quem agradecemos todo o apoio.
Os dias 18 e 19 de julho foram passados na Amora – Seixal. Com o apoio do Município do Seixal, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma visita temática “A Pé pela Amora” com o apoio do Serviço Educativo do Ecomuseu Municipal Do Seixal – Núcleo Da Mundet.
Após algumas brincadeiras no Parque Urbano do Seixal os alunos viram ainda a exposição “Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet”, uma mostra que integra as comemorações do centenário de nascimento de José Saramago.
O segundo dia ficou marcado por um magnifico passeio de barco tradicional pelo Tejo em direção ao Museu da Prisão do Aljube que foi um dos pontos mais altos do intercambio, onde os alunos tiveram a oportunidade de saber da importância da Resistência Popular Nacional perante a ditadura salazarista e ficar a conhecer de forma concisa a história da opressão e censura que Portugal ultrapassou até ao 25 de Abril.
Mais um intercambio de sucesso em que todos se divertiram e ficaram a conhecer melhor o património cultural e ambiental das cidades do Seixal e Vila do Bispo.
Deixe o seu comentário