No passado mês de abril, a Tempos Brilhantes em parceria com a Federação das Escolas Particulares de Sergipe – Brasil, apresentou o sistema MAPIE — Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar, no auditório do Museu da Gente Sergipana.
Participaram neste evento, responsáveis e técnicos de várias instituições públicas e privadas do setor da Educação do Estado de Sergipe.
O Mapie trata-se de um projeto inovador que tem vindo a impactar escolas em Portugal e que neste último mês, a Tempos Brilhantes levou até ao Brasil.
É um sistema que monitoriza o percurso dos alunos ao longo do seu processo de ensino, sinalizando e gerando precocemente alertas de risco ao nível do insucesso e do abandono escolar através de diagnósticos e intervenções que permitam inverter a trajetória do insucesso escolar.
Renir Damasceno, presidente da Federação Sergipana das Escolas Particulares deixou algumas palavras sobre esta parceria com a Tempos Brilhantes, assinalando que “Quem quer, faz. E temos muito interesse em fazer com que esta parceria seja um sucesso.”
Ainda durante o passado mês de abril, a Tempos Brilhantes e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) assinaram um Termo de Cooperação, um documento que permite uma série de ações conjuntas, como o aproveitamento, pela UFS, de iniciativas já consolidadas no portfólio da ATB, uma delas, o Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar (Mapie).
Durante esta formalização, Jorge Bastos (Cooperação e Relações Institucionais da ATB), destacou a necessidade de que a parceria seja frutífera para todas as instituições envolvidas. “Quando só uma das partes se beneficia, não é parceria, é um negócio, cada um vai tentar o melhor para si. Vamos construir aqui uma parceria, assente em intercâmbios, porque nós também queremos levar boas práticas do Brasil para Portugal”.
Para Valter Santana, reitor da UFS, Sergipe é o lugar ideal para iniciativas como as que a Tempos Brilhantes oferece. “Sergipe é um ótimo estado para a realização de casos que possam ser ampliados em escala para o Brasil”, observa o reitor.
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