A Tempos Brilhantes e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), tiveram nesta primeira semana de junho a sua primeira reunião de trabalho para a execução da parceria acordada no mês de abril deste ano.
Neste encontro, foram alinhados todos os acordos para a aplicação do sistema MAPIE – Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar da ATB no Colégio de Aplicação (Codap), na forma de projeto piloto.
Este sistema, segundo o diretor do Codap, Carlos Alberto Barreto “irá trazer a possibilidade de mapear com mais qualidade os riscos que os nossos alunos têm de reprovação, de desistência, e não só mapear, mas ao mesmo tempo evidenciar de uma maneira formal certas questões sociais e económicas. Esta plataforma vai auxiliar-nos para que possamos desenvolver um trabalho ainda melhor no Colégio de Aplicação”.
“É algo que vai ser um complemento ao trabalho de mapeamento que já realizamos. Atualmente já fazemos um mapeamento linguístico, matemático, mas com este projeto piloto a questão da acessibilidade, da permanência, dos riscos, vai ficar muito mais visível, com números e dados. Com isso poderemos pensar em como fazer as intervenções e como elas serão de fato eficazes, contribuindo para os projetos que já existem no Colégio de Aplicação”, completou Éccia Alécia Barreto, vice-diretora.
Para o vice-reitor, Rosalvo Ferreira, o Codap ganhará com a parceria, mas também fornecerá parâmetros de qualidade para o trabalho da associação. “O Colégio de Aplicação é de fato uma referência, não apenas por ser uma escola que privilegia a formação do próprio docente, mas também porque o aluno é um aluno diferenciado. A implantação do sistema vai permitir que a escola seja referência para que outras unidades educacionais possam também implantar o sistema e ter a capacidade de usar o sistema em benefício do aluno”, afirma.
Jorge Bastos (Cooperação e Relações Institucionais da ATB), destacou que esta parceria é um misto de orgulho e responsabilidade, e que poderá contribuir para o Codap e para a comunidade. “Para nós, podermos iniciar o projeto com o Colégio de Aplicação é um enorme orgulho, porque de fato é uma instituição altamente respeitada no estado de Sergipe, e ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade por isso mesmo”, diz Jorge.
“Portanto, nós queremos, sinceramente, que seja um grande projeto e que seja o primeiro de muitos outros que nós possamos vir a desenvolver no futuro, para juntos encontrarmos soluções para ajudar a educação e, sobretudo, ajudar aos resultados dos alunos, o que vai ter um impacto nas suas famílias e nas suas comunidades”, concluiu.
Deixe o seu comentário