O 2º Atelier de Design Participativo, uma etapa do processo de cocriação que se constitui como uma atividade do projeto da Escola da Cigarra Feliz, promovido pela Tempos Brilhantes, teve lugar, no passado dia 26 abril, na Escola Básica do Condado do Agrupamento de Escolas Luís António Verney em Lisboa.

Financiado pelo programa Portugal Inovação Social e pelo Investidor Social VIC Properties e realizado com a colaboração do ISMAT– Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, o projeto Escola da Cigarra Feliz criou sorrisos nas 52 crianças que participaram no 2º Atelier de Design Participativo com a cocriação de uma Horta na Escola, uma das propostas que resultaram do diagnóstico realizado no 1º Atelier de Design Participativo em março de 2021.

As nossas equipas da Tempos Brilhantes e as do ISMAT, juntamente com a comunidade educativa, juntaram-se neste que é um projeto que visa transformar o pátio escolar da Escola Básica do Condado através de uma metodologia de Design Participativo.

Este 2º Atelier foi dividido em dois momentos, sendo que o primeiro foi realizado no dia 26 de abril, envolvendo todos os participantes em atividades como a pintura de paletes, pneus e mesas que apelaram à criatividade, solidariedade e colaboração para a construção dos canteiros de uma Horta na Escola. E o segundo momento será realizado na próxima semana, dia 3 de maio, e passará pela plantação da Horta e construção do Mural de Sorrisos – Interface com a Comunidade, onde as crianças, professores e técnicos de enriquecimento, de animação e de apoio à família poderão comunicar de forma positiva e impactante com as famílias e toda a sua comunidade.

Através deste projeto, pretende-se ainda promover o desenvolvimento de novas estratégias e práticas pedagógicas bem como competências socioemocionais nas crianças, como a comunicação, criatividade, resolução de problemas, colaboração, autorregulação e adaptabilidade. Assim, pretende-se criar um espaço mais adequado à vivência de atividades lúdicas e pedagógicas e de interação e convivência social, que seja dinâmico, positivo e atrativo, para incrementar o gosto pela escola e pela aprendizagem, promover o bem-estar e o brincar nas crianças que frequentam a Escola Básica do Condado.

Agradecemos a todos os convidados da comunidade educativa que participaram neste 2º Atelier de Design Participativo do projeto Escola da Cigarra Feliz, ao investidor social VIC Properties, ao ISMAT, nosso parceiro na organização deste evento, à Junta de Freguesia de Marvila  e ao Agrupamento de Escolas Luís António Verney pela confiança e pelo apoio que tornou possível mais esta etapa do projeto.