A autarquia de Aveiro decidiu apostar na qualidade das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e, pela experiência no terreno, credibilidade e inovação, elegeu a ATB como entidade responsável pela implementação do novo modelo. Já a partir de setembro, vamos estar a trabalhar com todos os jardins infantis da rede pública do concelho.

No passado ano letivo esta oferta estava integrada no serviço de produção e distribuição de refeições. O novo objetivo é trabalhar projetos temáticos ligados a várias áreas. Com muita criatividade e participação dos mais novos.

Tendo em vista esta finalidade, foi já assinado um protocolo entre a Associação Tempos Brilhantes e o Executivo Municipal de Aveiro. O acordo envolve um investimento de 156 mil euros, para o período compreendido entre 1 de setembro e 31 de dezembro de 2018.

Pretende-se que seja promovida uma oferta de qualidade em todos os Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, com atividades “efetivamente enriquecedoras” para as crianças. Estas devem ser  “diferenciadoras, em áreas diversificadas” e distintas das atividades realizadas na componente letiva. Devem ainda garantir tempos de atendimento com qualidade, que respondam às necessidades dos pais e ao bem-estar das crianças.

Será dada uma especial atenção às artes, expressões e ateliers, que envolvem sempre uma componente prática. Pretende-se, através delas, estimular a liberdade e a autonomia e, deste modo, acrescentar valor ao tempo de animação socioeducativa.

Jorge Bastos, Diretor Executivo da ATB refere que a associação vê com muita expectativa esta estreia do seu trabalho no concelho de Aveiro. Como é habitual em todos os territórios em que está a operar, a ATB vai “privilegiar uma abordagem de proximidade à comunidade, procurando sempre ajustar as atividades a cada contexto e às pessoas concretas que nelas estarão envolvidas”.

A experiência vai ser devidamente acompanhada e avaliada pelo município, seguindo-se depois o lançamento de um concurso público para os anos letivos seguintes.