No próximo dia 12 de março, decorre o 1º Atelier de Design Participativo do projeto “Escola da Cigarra Feliz”, a implementar no Bairro do Condado, em Marvila, que contará com ilustres presenças, como a do Secretário de Estado da Educação, João Costa.
O projeto “Escola da Cigarra Feliz”, desenvolvido pela Associação Tempos Brilhantes, será implementado na Escola Básica do Condado, que integra o Agrupamento de Escolas Luís António Verney, na freguesia de Marvila. Este projeto tem como investidor social a VIC Properties e cofinanciador o Portugal Inovação Social, contando também com a parceria do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e do centro de investigação ISHIP – Transdisciplinary Research Center, para a concretização do projeto.
A “Escola da Cigarra Feliz” é um projeto que tem como objetivo revitalizar o recinto escolar, dando mote para uma intervenção profunda nos problemas de indisciplina e insucesso escolar, vividos por alunos, professores, pais e toda a comunidade envolvente. Desta forma, através da utilização de uma metodologia colaborativa e tendo em linha de conta as condicionantes decorrentes do atual estado de emergência, este projeto pretende sobretudo dar voz à comunidade do Bairro do Condado, envolvendo todos os participantes numa ação que apela à criatividade, solidariedade e colaboração.
Este projeto pioneiro será implementado na Escola Básica do Bairro do Condado, junto de 235 crianças, entre os 3 e os 10 anos. O Bairro do Condado é considerado território educativo de intervenção prioritária desde 2009/10 e as suas escolas estão incluídas nas 18 escolas com instalações mais degradadas em Lisboa.
A primeira ação deste projeto, exclusivamente destinada a esta comunidade escolar, será o Atelier de Design Participativo, que decorre de forma online, no próximo dia 12 de março, pelas 11 horas. Este atelier contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, do Presidente do Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Grilo, das Técnicas Superiores da Câmara Municipal de Lisboa, Sónia Esteves e Carla Travessa, da Coordenadora da Educação da Junta de Freguesia de Marvila, Marina Santos, e do Diretor e do Vice- Diretor do Agrupamento de Escolas, Prof. Eduardo Rosinha e Prof. Valdemar Rente.
Neste atelier, com a duração prevista de 1h30, pretende-se gerar um debate aberto sobre as necessidades do pátio escolar, privilegiando-se o diálogo e a utilização de ferramentas lúdicas para o efeito.