A Associação Tempos Brilhantes aliou-se a este município no ano letivo de 2017/18. A promoção do bem estar dos seniores do concelho foi o principal objetivo desta colaboração. Acima de tudo procurou-se combater o isolamento de muitos dos cidadãos desta faixa etária.

Grupos vindos de dez freguesias marcaram presença na festa de encerramento do programa,  confirmando assim o grande sucesso da iniciativa. Vicência congratula-se por ter passado a ter um motivo para sair de casa.  Suzete deixou de andar em pijama todo o dia e Maria do Carmo já sente a falta do convívio, sempre que falta e conta que já são todos como uma família.

São impactos que resultam de atividades tão diversas como as artes plásticas, o teatro, a música ou jogos variados.  Inicialmente, algumas pessoas habituadas a estarem sempre em casa não aderiam. Mas depois a resistência foi desaparecendo. E as três monitoras contam que o programa acabou por ser um contributo “muito importante para a vida social de muitos idosos, que vivem em sítios isolados e conviviam muito pouco”.

Magda Lopes, refere que as sessões foram sempre sendo preparadas de acordo com os participantes. “Sabemos que há grupos com quem não vale a pena fazer certas atividades pois as pessoas não aderem. Tentamos fazer coisas que gostem, para cativar e depois então fazemos experiências novas”.

E uma das ideias novas que maior sucesso teve na estreia deste programa foi juntar gerações diferentes. As crianças da atividade “Aprender a Brincar”, também promovida pela ATB, juntaram-se aos mais velhos para aprenderem jogos tradicionais.

Bruno Santos, coordenador do programa, conta que a atividade acabou por ser replicada depois em todo o concelho. Os mais velhos sentiram-se úteis e válidos a partilhar os seus conhecimentos. E os mais novos, foram-se espantando com estes “outros jogos”, que a maioria desconhecia.

ea_porto_mos_midtext

Outra atividade que mereceu um especial destaque no balanço do ano foi uma peça de teatro com musica. A monitora Joana Alves conta que a sua apresentação, no centro de dia da localidade de Calvaria (de cima), acabou por envolver toda a comunidade.

A vereadora que tem o pelouro da educação social da autarquia também esteve presente na festa do parque das Pedreiras. Olhando para estes meses passados Telma Cruz congratula-se com a parceria com a Associação tempos Brilhantes. Esta responsável recorda que o bem estar e a qualidade de vida dos seniores é uma das grandes preocupações do executivo camarário. E com base no balanço desta experiência está já decidido que o programa da ATB continuará no próximo ano.

Para já vão chegando pedidos dos participantes da 1ª edição que querem experimentar novas atividades.  O entusiasmo por áreas como a informática, fazem adivinhar uma adesão futura ainda maior e novos impactos.

***Agradecemos a colaboração do jornal “O Portomosense” na redação deste artigo